Moto XLongboard SkateSkateboardEscaladaTrekkingBMXMountain BikeOff RoadSurfWakeboardWindsurfKitesurfBodyboardMergulhoParaquedismoParapenteVôo LivreSnowboard

Não há custos para utilização de ladeiras e ruas pela cidade. O skate completo (shape, rodinhas, truck, rolamentos) sai entre R$400 e 800, dependendo da marca dos componentes.

É legal praticar com amigos ou pessoas que já andam de skate longboard a mais tempo que você, para que você possa observar as manobras e movimentos do esporte. Equipamento de segurança é imprescindível.

Simplesmente quando não estiver chovendo. Pista molhada é fatal. Dias muito quentes costumam não ser propícios também, por causa da temperatura do asfalto.

Escolinha de Mountainboard
(024) 3387-1102 / 9261-8716 - Paulo - Visconde de Mauá


Forum de Skate Longboard

Sector 9 - fabricante de longboards, San Diego, CA
www.sector9.com


CBSK (Confederação Brasileira de Skate)
Rua Bom Pastor, 1310, Ipiranga, São Paulo (SP)
http://www.cbsk.com.br/


Tahoe Boards - Fabricante de longboards de Lake Tahoe, CA
www.tahoeboards.co
m

Gravity - Fabricante de longboards - EUA
www.gravityboard.com


40 Polegadas - Revista de Longboard
www.40polegadas.com.br


Forum de Skate
www.skaters.com.br


Blog da Christie

MBS - Fabricante americano de Mountain Boards
www.mbs.com

CarveBrasil - Fabricante nacional de Carveboard
www.carvebrasil.com.br

Freebord
www.freebord.com

Blog do Profeta
www.surfnoasfalto.zip.net

O long é menos popular no Brasil do que o skatinho, mas igualmente radical e divertido. A diferença está no tamanho do skate ( a partir de 38, 40 poelagas, ja pode ser considerado um long) e no seu shape (formato), que varia bastante, desde uma réplica do skatinho em tamanho grande até alguns com o desenho similar ao de uma prancha de surf. A marca mais famosa do mundo é a Sector9, de San Diego (EUA).

O pessoal do longboard diverte-se descendo ladeiras e estradas com certa inclinação, com movimentos que imitam o surf e o snowboard. Alguns gostam de descer cruzando a pista de um lado a outro (carving/freeride) enquanto outros são adeptos da modalidade Downhill (ladeira abaixo, reto). Outros tipos de longboard inventados: Carve, Freebord e MountainBoard.

Qualquer uma das práticas exige o uso de equipamento de segurança (capacete, luvas reforçadas, joelheira e cotoveleiras).

:: What's Up
Galeria River
Rua Francisco Otaviano, 67
Loja 44, Arpoador
Tel: 2541-3227

Homey
Galeria River
Rua Francisco Otaviano, 67
Loja 17 Arpoador
Tel/Fax: 2521.6296


Dude Extreme Sports
Galeria River
Rua Francisco Otaviano, 67
Loja 19
Tel: 2522-2918


No Limits
Galeria River
Rua Francisco Otaviano, 67
Loja 40
Tel: 3813-1084/2513-2555


Rio Longboard
Galeria River
Rua Francisco Otaviano, 67,
Loja 24 Arpoador
Tel: 2227.6738


Local Trip - Venda de Mountain Boards
Maringá - Visconde de Mauá -
Falar com Paulo Solom
Tel: (24) 3387-1102 / 9261-8716

Videos de Skate Downhill

mobile remote camera
Tamanho: 22 MB
Tempo: 4:30min
Audio: SIM - Pacifier
Local:Vista Chinesa - Rio de Janeiro



Skate Downhill- Encontro RioLongboard - set/2003
Tamanho:7.5 MB
Tempo: 2:50 min
Audio: SIM - Linkin Park
Local: Vista Chinesa -



RIO DE JANEIRO
Os longboarders buscam sempre ladeiras e ruas com o asfalto o mais liso possível, para evitar acidentes. Infelizmente não há nenhum lugar no Rio de Janeiro livre de carros e motos, o que dificulta um pouco a prática. Mas nada que impossibilite esses "viciados" em surf de asfalto. Confira os picos:



Vista Chinesa-Mesa do Imperador

É simplesmente a "Meca" do longboard no Rio de Janeiro. São realizados constantemente encontros e campeonatos no local. O trecho, de aproximadamente 1 km, tem o asfalto liso e íngrime, fazendo a alegria dos praticantes. Alguns também gostam de descer para o outro lado da Mesa do Imperador, em direção à Tijuca. Cuidado com carros no final de semana, já que o local é bastante procurado por turistas .


Marquês de São Vicente
Principal via de acesso ao bairro da Gávea, esta avenida proporciona um excelente carve por toda a sua extensão, entre o posto BR no alto da rua, até o famoso Bar do Seu Pires, em frente ao portão da Puc, quando a rua já não é tão inclinada. Mas isso só a noite, depois das 11, meia noite, quando o transito já é quase nulo. Atenção à ônibus e vans que descem a avenida acelerando a noite.



Sumaré

Pico meio desconhecido, escondido, de difícil acesso, por Santa Teresa. O ponto de encontro das ladeiras é um heliponto, em frente à Casa do Bispo. Daí para baixo a ladeira é bem hardcore e estreita, recomendada para os iniciados no esporte. Para cima do heliponto também tem drop. Atenção redobrada aos carros, pois a pista é bem estreita, e cheia de curvas. O visual é impressionante, dá pra ver toda a zona norte da cidade.


Paineiras

São 4 km de descidas com longas curvas, e inclinação média, boa para os iniciantes. As Paineiras são as vias de acesso ao Cristo Redentor. O asfalto deixa um pouco a desejar. Cercadas de floresta pelos dois lados, o visual é incrível. É um pico clássico dos praticantes cariocas. Atenção à pedestres e bikers, muito frequentes no local.

CONHEÇA AS DIFERENTES MODALIDADES :


Clique para aumentar
FREEBORD
Com uma terceira rodinha no centro do truck, e peças de metal para segurar os pés, ele simula os movimentos de um snowboard
.

Clique para aumentar
MOUNTAINBOARD
Feito para radicalizar nas trilhas de terra, ele é mais robusto e vem com rodinhas off-road e molas. Também tem streps para os pés e alguns tem sistema de freios.

Clique para aumentar
CARVEBOARD
Parecido com o Mountainboard, porém este foi feito para o asfalto. Inventado pelo surfista Brad Gerlach, tem como objetivo seguir fielmente os movimentos do surf.
DIFERENÇAS
Confira aqui alguns tipos de longoboards e tire suas próprias conclusões!